sexta-feira, 23 de outubro de 2009




MESTRA DA CULTURA-SR.FRANCISCA DO TOPE




Importante na construção da história, a cultura popular é uma das formas de identificação do modo de viver de um povo.


Dessa forma Dona Francisca Rodrigues Ramos do Nascimento conhecida popularmente como Francisca do Tope, deu continuidade a uma prática já vivenciada por seus antecedentes. Com o objetivo de não deixar apagar da memória uma atividade que, além de expressar suas habilidades e competências através da arte é uma importante fonte de renda para a localidade.


Dona Francisca do Tope uma senhora que desde os doze anos de idade tornou-se artesã e que até hoje aos 69 ainda exerce o ofício e merecidamente foi homenageada desde 1997 como “Mestra da cultura popular”.


O trabalho por ela desenvolvido na comunidade é reconhecida por órgãos do governo como Sebrae e Cearte onde seus produtos são comercializados. Inicialmente o trabalho não era organizado, sendo que cada artesã realizava suas atividades individualmente. Com o tempo os artesãos se reuniram, formando assim uma associação, onde a partir da mesma foi construído um galpão para servir de apoio para a realização da variedade de peças onde o local serve como espaço para exposição das mesmas já concluídas.


No desenvolvimento da associação seus membros elaboraram projetos para adquirir energia elétrica , água, além de outros recursos para melhoria do trabalho realizado.


Artesãs como Dona Francisca são pessoas que não deixam um conhecimento tão importante desaparecer, passando assim a fortalecer e a transmitir para outras gerações.

3 comentários:

  1. Essa é uma experiência que visa divulgar a memória da disciplina Pratica de Vivência III - Elaboração de textos didáticos. Por outro lado, esta mídia será o suporte para que ao final da disciplina tenhamos um LIVRO DIDÁTICO feitos pelos aluns da CLE História UVA/IVA com enfoque na cultura popular do município de Viçosa do Ceará. Parabéns aos idealizadores e agradecemos as sugestões deste blog em construção

    ResponderExcluir
  2. ESSA MESTRADA CULTURA É SHOW DE BOLA, É UMA VENCEDORA E LUTADORA NATA.
    PARABÉNS A ELA E A VOCÊS QUE FIZERAM ESTE BLOG MARAVILHOSO.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professor Carlos Augusto e os alunos do curso de História! O blog está interessante e adoraria ler novas postagens e ver novas fotos. Renata Lima (aluna do Parfor de História).

    ResponderExcluir