sábado, 13 de março de 2010

SURGE UM OLHAR, SURGE UM “OLHAR HISTÓRICO”.


Entre o antigo e o novo, eis que a cidade se confunde. Entretanto, vivemos num discurso de moderno que se configura em cada esquina, em cada prédio, em cada um que percebe o diferente, sem, no entanto, esquecer o passado. Viçosa do Ceará está inserida neste contexto, onde no simples andar pelas ruas da cidade, sentimos a sensação de transitar por passagens históricas, por episódios marcantes no processo de desenvolvimento não o desta gleba, mas da própria formação do país.
Ruas, praças, símbolos, história, enfim, tudo pode ser considerado patrimônio, porém, o maior patrimônio da cidade de Viçosa do Ceará é o seu próprio povo, acolhedor, ordeiro, sempre pronto a receber os que à cidade chegam, dividindo com os “de fora” a verdadeira sensação de pertencimento a um espaço.
Viçosa do Ceará é diferente. Aqui se respira história, se vive história. Neste sentido, os acadêmicos de História da cidade vêm contribuir com a sociedade viçosense, partilhando o conhecimento em diferentes pontos. Apresentar estes estudos em forma de jornal, em praça pública, é uma maneira de demonstrar a uma maior quantidade de pessoas os preceitos de um curso que leva a pesquisa a sério, com base para uma formação de qualidade. Entretanto dividida com a sociedade.
Assim surge o Jornal Olhar Histórico, como uma semente plantada em sala de aula e que os viçosenses colham os frutos do conhecimento.

Antonio Iramar Miranda Barros - Mestre em História e Culturas

Nenhum comentário:

Postar um comentário