sexta-feira, 23 de outubro de 2009




A cultura popular, a feira de troca e venda.

1.1-A origem das feiras;

Atividade que faz parte do comércio, desde o período colonial com a troca de mercadorias entre portugueses e indígenas, no caso o escambo.

A origem das feiras aconteceu no final do feudalismo, com a intenção de promover um maior desenvolvimento do comércio e expansão do mesmo.

As feiras até hoje, promovem um conjunto de atribuições que destacam a cultura popular brasileira. Dentre estas atribuições podemos ressaltar:

*O que levou a estas manifestações acontecerem?

*Em quais aspectos influenciam a nossa cultura?

*Como podemos analisar e investigar as feiras em nosso contexto social?

1.2-Influências culturais populares;

Ao analisarmos o ambiente constatamos as seguintes características, não apresentam um local adequado para comercialização pois é realizada em calçadas de casas.

Em Viçosa do Ceará, na rua São Francisco, dispõe deste tipo de feira conhecida popularmente como” feira do malandro” e comercializam vários produtos: TVs, bicicletas, celulares,relógios, máquinas digitais entre outros produtos novos e velhos.

Segundo entrevistas com os próprios feirantes a origem desse nome deu-se pela influência cultural de alguns feirantes que vinham de Fortaleza e outras cidades

1.3-A importância da feira na sociedade;

Ao observarmos em torno da feira percebe-se várias construções que são destaque na cidade e de grande importância para a sociedade como: A praça São Francisco, a Igreja São Francisco e a Escola Estadual Deputado Manoel Rodrigues.

Esta feira é caracterizada pelos produtos expostos ao ar livre, desprovidos de uma assistência do governo.

Os responsáveis pela troca e venda reconhecem que a atividade desenvolvida representa uma manifestação típica da população dos sítios, ou seja, dos interiores que vendem e compram promovendo este intercâmbio de mercadorias.

1.4-Atribuições e tabus;

Segundo os feirantes, o nome “feira dos malandros” tem origem da cidade grande, que representa malícias de algumas pessoas desprovidas de uma aquisição educacional e moral, devido a isso associaram à feira de Viçosa do Ceará.


3 comentários:

  1. muito interessante a participação da realidade de nossa cidade,pois a história acontece a partir do momento em que pensamos no intuito de conhecer melhor o meio em que vivemos.leia observe e enntenda que viçosa é uma cidade maravilhosa.EDINARDO MARQUES

    ResponderExcluir
  2. ADOREEEEEIIIIII ESSE BLOG.
    AGORA JÁ SEI ONDE VOU COMPRAR MINHAS BUGINGANGAS BEM BARATINHO.

    ResponderExcluir
  3. Lilian, adorei o blog, a cidade de vocês é linda e eu adoro, só falta ter uma mar para avistar descendo as ladeiras.Valeu.....Professora Ma. Alice

    ResponderExcluir