sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Feira de Roupas


Visita a feira de roupas em Viçosa do Ceará

Em uma visita à feira de roupas em Viçosa do Ceará, podemos observar que a mesma tem início próximo ao hospital, findando nas proximidades do posto São Francisco na Avenida Jose Figueira.
Em sua infra-estrutura vimos que os feirantes possuem barracas com estrutura de ferro e lonas, sendo que as mesmas são alugadas por algumas pessoas por uma taxa de R$ 3,00 (três reais) por feirantes locais e sem pagamento de impostos à prefeitura, já os feirantes que vem de outras cidades além do pagamento pela montagem das barracas ainda pagam R$ 8,00 (oito reais) para o município. A feira nos oferece uma grande variedade de produtos como: roupas, calçados, peças íntimas, roupas infantis, para recém-nascidos, brinquedos, CD’s e DVD’s, artesanatos, lanches, plantas, bijuterias, produtos de cama, mesa e banho, tecidos vendidos no retalho, etc., lembrando ainda que existe uma grande variedade de preços, sendo acessível as pessoas de acordo com suas condições financeiras. Conversando com alguns feirantes, percebemos que os produtos comercializados por feirantes de outros municípios também contribuem economicamente para o desenvolvimento da cidade, visto que este seja de forma direta ou indireta usufruem de serviços oferecidos pela cidade como: hospedagem, alimentação, etc. Infelizmente não se observa mais aspectos da cultura popular como: repentistas, literatura de cordel, violeiros, etc.
Devido o mercado municipal está em obras a feira de Viçosa do Ceará, talvez seja a única que não se concentra ao redor do mercado, mas que está dividida em vários pontos da cidade, dificultando assim o acesso dos visitantes a todos os pontos da feira.

Um comentário: