sábado, 13 de março de 2010

MÚSICA



Viçosa do Ceará é palco de grandes artistas da musicalidade. Dentre eles, destacam-se artistas da terra, como “Zé Músico” e “Alfredo Miranda”, que fazem história tendo como seus companheiros seus instrumentos musicais.
Já tornou-se tradição acontecer todos os meses de julho a realização do “Festival de Música da Ibiapaba” onde várias pessoas, de vários Estados da Federação vêm a Viçosa para participarem e concorrerem a prêmios decorrentes das festividades.
A música no município de Viçosa é composta de vários ritmos, como o forró, MPB, samba, etc. Essas festividades, além de proporcionarem momentos de alegria aos viçosenses e turistas, também geram emprego e renda para o município.
José Alves Ferreira (Zé Músico) é natural de Ibiapina. Aos 35 anos de idade, mudou-se para Viçosa do Ceará, onde passou a dedicar-se à música. O gosto pela arte fez dele um dos mais requisitados seresteiros, que encantava a todos com seu violão e sua bela voz. Em 1986, recebeu o título de cidadão honorário de Viçosa, sendo homenageado no II Festival de Música Brasileira.
Alfredo Carneiro Miranda, natural do sítio Buíra, município de Viçosa do Ceará, ficou reconhecido internacionalmente por tocar seu famoso “pife”. Aprendeu a tocar quando tinha quatro anos de idade. Aos seis anos fez sua primeira composição, um choro, e a partir de então não parou mais. Continuou encantando as pessoas com suas histórias tocadas ao som do pife.

Matéria: Carla, Sheirla e Francisca Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário