sábado, 13 de março de 2010

RELIGIOSIDADE VIÇOSENSE



Igreja Católica contribuiu de modo decisivo para a ocupação dos sertões. Os sacerdotes, animando e avivando a fé do povo, salpicaram capelas nas distantes localidades, em torno das quais brotaram sementes de vidas.
Através da fé, mantinham os religioso uma razão superior para a vida, manifestada através dos ritos e celebrações de missas, novenas, benções e festa de padroeiros, gerando uma cultura religiosa tão arraigada e rica em crenças, costumes, valores, símbolos e sanções que até hoje se mantêm.
Atualmente, a religiosidade viçosense encontra-se em uma diversidade de fé e conceitos por conta das diversas ramificações cristãs, entre católicos, protestantes, etc. Contudo, podemos perceber que a população é majoritariamente católica. Constatamos ao analisar as festas direcionadas pela Igreja Católica e pelos costumes dos povos dos distritos da cidade.
Em algumas localidades, ainda existe o santuário na sala de estar das humildes casas e o terço de Nossa Senhora é rezado religiosamente as 06h00 da tarde n linguagem popular, mas precisamente às 18h00, sendo acompanhados por cantorias e velas, principalmente nas novenas dos santos da devoção popular e nas roças a espera de chuvas como benção de São José.
Apesar desses costumes tipicamente católicos, outras religiões vem vencendo o desafio dos valores culturais e religiosos seculares e se destacando com uma legião de adeptos, o que nos leva a crer, que a população viçosense está mais vulnerável a novos debates e questionamentos religiosos e sofrendo mudanças de comportamentos ligados às crenças populares.
Mesmo com o sincretismo religioso da população viçosense, ainda está muito presente o catolicismo nos valores culturais do povo. O que deve-se ressaltar é que todas as religiões que fazem a fé espiritual dos viçosenses devem ser respeitadas.
Matéria: Irismarta, Wagna, Iracilda, Geovana, Jaqueline. Claúdia Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário